A SDHU por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR) está promovendo uma série de palestras para instituições públicas de Campo Grande. O objetivo é promover a equidade, o respeito, a valorização e a visibilidade desta temática, visando a sensibilização da população, a formação de servidores públicos para a educação das relações étnicos raciais e o comprometimento de órgãos e empresas com a inclusão, respeito e enfrentamento ao racismo.
“O racismo institucional refere-se a uma falha coletiva das estruturas e instituições da sociedade quanto à incapacidade em prover um serviço apropriado e profissional às pessoas por causa da sua cor, cultura ou origem racial ou étnica” aponta Rosana Anunciação coordenadora da CPPIR e palestrante da ação.
A proposta é sensibilizar e fomentar a capacitação de gestores, funcionários, profissionais da linha de atendimento direto aos usuários e organizações da Sociedade Civil, quanto ao racismo e das diversas formas de superação desse fenômeno, bem como observar o conjunto de práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, sendo tais ações resultados do racismo.