Unificar empreendedorismo e desenvolvimento sustentável: esse é o objetivo do Projeto Rota do Empreendedorismo, idealizado pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU) em parceria com a Du Bem Sustentável, empresa de cursos e produtos de empreendedorismo sustentável, lançado na tarde desta quarta-feira (06) na Associação de Moradores do Bairro Estrela do Sul.

“Estamos lançando o projeto Rota do Empreendedorismo que a princípio, vai percorrer 10 bairros de Campo Grande em parceria com a DU Bem, contemplando todas as sete regiões da nossa Capital. Neste primeiro itinerário será oferecido esse curso de sabão sustentável com intuito de empreendedorismo ambiental. Queremos levar a mensagem de conscientização utilizando um produto doméstico descartável (óleo) para reutilização própria ou até mesmo para uma renda extra por meio sabão”, explica Amadeu Borges – subsecretário da SDHU.

O sabão ecológico é uma alternativa sustentável à poluição do meio ambiente. O óleo de cozinha, matéria-prima do produto, está entre os principais poluidores do mundo.  “Em um comparativo básico pode se dizer que um litro de óleo tem capacidade para poluir 25 mil litros de água. Agora, imagine isso multiplicado por cada casa no planeta que também descarta o óleo de maneira indevida”, aponta Ana Franzoloso, gestora ambiental que ministrou o curso.

No total, 27 pessoas fizeram o curso e receberam certificado final, com duração de três horas/aula. As vagas foram ofertadas pela Associação dos Moradores do Estrela do Sul, com o cadastramento prévio para as vagas, onde foram ofertadas 30. Além de aprenderem a fazer o sabão, os moradores da região tiveram na aula, noções sobre a importância do empreendedorismo, o que é custo, receita e lucro, agregado à sustentabilidade.

“Na oficina, nós fazemos o ciclo da logística reversa, pegando o óleo de cozinha usado, fazendo um produto para as pessoas consumirem e voltar novamente ao processo da reciclagem que o planeta precisa tanto” conclui a gestora ambiental da empresa Du Bem.

Lurdes Rocha Pereira, 74 anos e aposentada, foi uma das moradoras do bairro que concluiu o curso e recebeu certificado. “Foi nota 10. É coisa que nós estávamos precisando, aprender coisas novas, ajudar mais o meio ambiente e passar essa informação para outros. Como é importante saber como não contaminar a água e como aproveitar o óleo. Eu mesma nunca joguei fora, eu repassava para outras pessoas que faziam sabão. Hoje saio daqui aprendendo a fazer. Não vou vender, mas vou fazer sabão para meu próprio uso e passar para minha família”.

O presidente da Associação do Bairro Estrela do Sul, Inocêncio Ramon, foi o responsável em divulgar as vagas ofertadas. “Fui de casa em casa espalhando para os moradores sobre o curso. Fico feliz porque 27 pessoas vieram prestigiar essa ação da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos. Quero agradecer a equipe e também ao prefeito Marquinhos Trad por esse curso, nunca tivemos nada parecido como o que aconteceu aqui nessa tarde”, conclui.

Para a diretora-adjunta, Bárbara Rodrigues, o curso é uma oportunidade de capacitar pessoas para a transformação social. “Precisamos oportunizar, capacitar e empoderar as pessoas, essa é uma das metas desse projeto. Estamos saindo de uma pandemia e além de trazer todo esse lado do empreendedorismo, da capacitação, do empoderamento, nós trazemos também uma sensibilização, porquê estamos vivendo uma crise hídrica e precisamos com que as pessoas sejam sensibilizadas para que elas podem colaborar de alguma forma com o meio ambiente”, finaliza.

O Projeto Rota do Empreendedorismo da SDHU contempla o Programa Reviva Mais Campo Grande da Prefeitura Municipal. O termo de cooperação e parceria entre SDHU e empresa Du Bem foi assinado após a entrega dos certificados.

Fonte: http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/noticias/prefeitura-lanca-projeto-rota-do-empreendedorismo-com-curso-de-sabao-sustentavel/

Deixe seu Comentário