A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) por meio da Coordenadoria de Proteção à População de Rua e Políticas sobre Drogas (COPRAD) promoveu a 4° Edição do “Alimentando a Dignidade”, ação que integra a IV Semana Municipal de Direitos Humanos. O evento tem como objetivo a reinserção social dos acolhidos que estão em tratamento terapêutico dentro das comunidades parceiras da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O jantar aconteceu no restaurante do SESC Camilo Boni, na noite desta segunda-feira (06).

“Hoje é uma noite especial em que, quem brilha aqui são os acolhidos. Essa noite é para vocês”, cita o subsecretario da SDHU, Amadeu Borges, referente aos 220 assistidos presentes na noite, das 11 Comunidades Terapêuticas. “Quero agradecer e parabenizar a direção dessas comunidades que atendem e fazem um trabalho com maestria em ajudar pessoas que antes estavam sob uso de drogas e vulnerabilidade de rua. Obrigado pela parceria com a SDHU”.

Os assistidos das Comunidades Terapêuticas tiveram a oportunidade de desfrutar de um jantar produzido pela equipe técnica do Sesc, resultado de uma parceria com entidades públicas e privadas. A noite ainda contou com apresentações culturais como cantatas de Natal e música gospel, com acolhidos da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida.

A servidora pública Thaynnara Vieira declamou um poema de sua autoria, que foi escrito baseado nos atendimentos feitos pela Coordenadoria de Proteção a População de Rua políticas sobre drogas.

“Eu não tive os meus pais ou familiares para me falar tudo aquilo que a droga poderia me causar. A droga me fez perder tudo! Tudo mesmo … inclusive a minha própria dignidade.

Passei a ser andar pelas ruas dessa cidade, sem saber se seria o meu último dia de vida … e sabe de coisa? Isso dói muito ….
Quantas vezes eu precisei procurar o que comer dentro dos sacos de lixos por aí?
Quantas vezes eu precisei me humilhar para pedir ao menos uma água para tomar?
Quantas vezes eu passei frio dormindo em lugares abandonados?
Quantas vezes a chuva levou todos os meus pertences, que na verdade eram tão poucos …, mas era tudo o que eu tinha. “ trechos do poema ‘ Invisivel‘.

Para a diretora-adjunta e coordenadora da COPRAD, Bárbara Rodrigues Mesquita, o momento para os acolhidos é de extrema importância, pois a realidade era essa como citada no poema. “Até outrora, essas pessoas estavam em situação de rua, em estado vulnerabilidade social. Hoje através do Programa de Ação Intregada e Continuada (Paic), eles têm a oportunidade de fazer o tratamento de forma gratuita através do convênio da prefeitura com as 11 comunidades terapêuticas. E em 2021 tivemos um ganho número dessas vagas, passando de 130 para 300. Hoje a noite é de comemoração. ”

O projeto do PAIC tem sido visto como referência em Mato Grosso do Sul, já que a solenidade contou com a presença de autoridades do interior, tais como: Antônio Luiz Falcão (Caarapó), Carlos Roberto Gomes (Coxim) e Edgar Batista e Fábio Rolom (Ponta Porã).

Para finalizar, os acolhidos desfrutaram de um delicioso jantar que foi servido pelas autoridades presentes, garantindo a inclusão com dignidade. O prefeito Marquinhos Trad, presente no evento, serviu os acolhidos com bebidas e os acompanhou para servir o jantar. A ação teve apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Sesc Camilo Boni, Radio Jara, Associação Amor pela Vida, Ceasa, Empresário Rodrigo Rata e o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).

Confira as imagens em no POST DO FACEBOOK DA SDHU.

Deixe seu Comentário